História

Maximilian Berlitz cresceu na zona da Floresta Negra, na Alemanha. Filho de uma família de professores e matemáticos, emigrou para os E.U.A em 1870. Apaixonado por línguas, Maximilian ensinava Grego, Latim e outros seis idiomas europeus, usando o estrito e tradicional método de gramática-tradução directa. Depois do seu êxito como professor no ensino particular, entrou para a Warner Polytechnic College, onde se tornou professor de Francês e Alemão. No entanto, o nome de Maximilian Berlitz sempre esteve acima da fama dessa Faculdade. Em pouco tempo, acabou por acumular as funcões de proprietário, Reitor e professor dessa mesma faculdade.

Como acabou por necessitar de um assistente para Francês, Maximilian empregou um jovem Francês de nome Nicholas Joly, que obviamente vinha com muito boas referências e um excelente background.

Quando Joly chegou a Providence, encontrou M. Berlitz doente e completamente exausto. A situação só piorou quando M. Berlitz se deu conta que o seu novo professor não falava uma única palavra em Inglês. Na tentativa desesperada de conseguir arranjar uma solução, M. Berlitz instruiu o seu novo professor a ensinar apenas através da demonstração de objectos e figuras, sem entrar no campo gramatical. Apesar de preocupado, viu-se forçado a ausentar-se, por forma a poder recuperar do seu problema de saúde.

O nascimento do Método® Berlitz

Seis semanas depois, Berlitz voltou às aulas, ansioso e receoso com uma reacção negativa por parte dos seus alunos. Em vez disso, deparou-se com uma animada troca de perguntas e respostas num Francês praticamente perfeito. O ambiente formal e tradicional de uma sala de aulas tinha desaparecido. Berlitz apercebeu-se também que os alunos estavam num estádio de aprendizagem muito mais avançado do que seria normal para esse período de tempo de aulas. Berlitz chegou a uma conclusão fulcral: "a solução de emergência" foi a base do nascimento de um novo método de ensino. O tradicional e fechado método, deu lugar a outro completamente interactivo, divertido e eficaz.

Um mundo em mudança

Desde que fundou a escola Berlitz em 1878, que Maximilian apenas se centrava nas necessidades linguísticas de viajantes e de alunos particulares. No entanto, a procura e as necessidades dos clientes começaram a alterar-se por volta dos anos 50. Maximilian e a sua Berlitz viram-se confrontado com uma crescente procura por parte de empresários e trabalhadores especializados, que necessitavam de viajar e negociar fora dos E.U.A. As grandes empresas começaram a reservar cursos especiais e rápidos para trabalhadores e respectivas famílias que tinham de se mudar para o estrangeiro.

Por esta altura, já a Berlitz se tinha espalhado pelo mundo inteiro com Centros nas principais cidades Internacionais. Desta forma, a Berlitz partiu para o estudo e preparação de novos programas que sustentassem os variadíssimos idiomas leccionados. Após alguns anos de pesquisa, lançou por volta de 64, o programa Total Immersion® que causou grande sensação aquando da sua divulgação, pois permitia que uma pessoa aprendesse um idioma num curtíssimo espaço de tempo, indo totalmente ao encontro das empresas da altura, que pretendiam preparar os seus colaboradores na língua do país para onde eram enviados, num curto espaço de tempo.

Tal como o Método® Berlitz, também os materiais de apoio Berlitz, que foram sendo desenvolvidos durante décadas, revelaram-se um imprescindível instrumento de auxílio devido à sua qualidade e actualidade, características que ainda hoje perduram e das quais também poderá usufruir como aluno Berlitz.

Para nos conhecer melhor, contacte-nos.

Enviar por E-mail Versão para impressão PDF