Berlitz Learning Cycle

Berlitz Learning Cycle

O Ciclo de Aprendizagem Berlitz foi desenvolvido como processo de garantia de qualidade com vista ao cumprimento rigoroso do Berlitz Method® e ao mesmo tempo garantir que cada aluno atinja o nível de proficiência de acordo com o que tinha ficado definido na fase da needs analysis (análise de necessidades). A Berlitz usa níveis de proficiência standard para diagnosticar o nível inicial do aluno e medir o seu progresso à medida que realiza o programa. Nenhuma outra escola de línguas oferece um serviço com este nível de estruturação e avaliação.

Passos do Learning Cycle:
  1. Needs Analysis: Determina o nível de proficiência a atingir para se obterem os objetivos pessoais do aluno e atingir as suas expetativas.
  2. Program Recommendation:  É recomendado ao aluno o total de lições necessárias para se atingir o objetivo definido no passo anterior.
  3. Orientation: Dá a possibilidade aos alunos de conhecer os professores, receber o material de apoio assim como dar informações sobre a estruturação e funcionamento do programa.
  4. Counseling & Progress Report: ao longo das aulas os alunos têm a possibilidade de aceder ao seu próprio progresso através de Relatórios de progresso, e sessões de consultoria e assessoria com o Responsável do Departamento Pedagógico.
  5. Level Checks: a partir do momento em que o aluno atinja o nível previamente definido terá um teste de forma a se verificar o seu grau de sucesso e assim poder transitar para o nível seguinte. 
  6. Certificate: depois de atingido determinado nível de proficiência com sucesso, será emitido um Certificado em conformidade.
  7. Challenge to Next Level: Novos objetivos a atingir são projetados e os alunos encorajados a continuar o seu programa no nível seguinte.

Através do Learning Cycle, o programa é monitorizado periodicamente pelo Responsável do Departamento Pedagógico para garantir controlo de qualidade.

PROCESSO DE ESTRUTURAÇÃO DE NÍVEIS
  • Será feita uma avaliação prévia individual que nos permitirá diagnosticar o nível de conhecimentos de cada um. O objetivo é o de garantir que os conteúdos, metodologia e meios didáticos da ação de formação se adaptem às necessidades específicas de cada participante.
  • Estabelecido o nível e determinado o objetivo a atingir, será escolhido o conteúdo do curso assim como delineado o plano de trabalho a seguir.
Controlo de Qualidade

Independentemente do seguimento pedagódico que a vossa empresa pretenda estabelecer, ao qual nos adaptaremos rigorosamente, a Berlitz tem estabelecido os seguintes sistemas de controlo de qualidade para o desenvolvimento satisfatório do programa:

  • Designação de um coordenador de alunos e professores.
  • Elaboração do mapa de assiduidade mensal.
  • Entrega de Relatórios pedagógicos periodicamente e emitidos Certificados de Formação, conforme legislação em vigor.
Metodologia

O método Berlitz é um método direto baseado na afirmação de que a melhor maneira de se aprender outro idioma é a mesma com que se aprende a língua materna... falando-a! Os alunos e o professor comunicam apenas no idioma que se ensina, aplicando a seguinte ordem de ênfase: compreender, falar, ler e escrever.

Para favorecer a assimilação dos conhecimentos, a motivação e a prática do aprendido, a metodologia de ensino apresenta as seguintes características:

A) METODOLOGIA PEDAGÓGICA ATIVA: Todos os conhecimentos técnicos referir-se-ão sempre à realidade a fim de criar um ambiente propício para troca de opiniões e debate de ideias e diferentes pontos de vista.

B) METODOLOGIA PEDAGÓGICA PARTICIPATIVA: O conteúdo a ser dado é elaborado de modo aberto, dinâmico e vivo obrigando à participação total e direta dos alunos.

C) METODOLOGIA PEDAGÓGICA PRÁTICA: Realização de:

  • Exercícios de estrutura gramatical.
  • Exercícios de compreensão oral.
  • Leitura e escrita.
  • Trabalhos individuais e em grupo.
  • Exercícios de pronúncia.
A Equipa de professores

O sucesso do método Berlitz depende em grande parte da equipa de professores. A Berlitz segue, por isso, uma política rigorosa de selecção e uma formação de professores de acordo com a metodologia.

O professor Berlitz terá de possuir fluência nativa na língua que ensina. Humanamente, deve ser uma pessoa dinâmica, positiva e que revele durante o período de selecção e treino dotes pedagógicos para o ensino com o método direto.

Material Didático

A Berlitz dispõe a nível mundial de uma divisão pedagógica em Princeton, EUA, que desenvolve o material pedagógico que os mais de 500 centros em todo o mundo utilizam para os seus cursos, com os últimos avanços no ensino de idiomas.